CIRURGIA GENITAL

Estética ou reparadora?

As intervenções cirurgicas envolvendo a região genital podem ser organizadas entre aspectos estéticos e reparações funcionais.

Trata-se de uma discussão filosófica, onde uma classificação imediatista atende muito mais a questões sociais e até burocraticas, e que por vezes, sobrepoem aos interesses do próprio indivíduo envolvido.

Uma boa forma de exemplificar este conceito seria o tratamento da curvatura de Peyronie. No caso de uma curvatura peniana adquirida que impede a penetração em um paciente jovem, o tratamento é amplamente aceito e considerado um tratamento reparador, que corrige e devolve a funcionalidade do orgão, permitindo sexo penetrativo. Mas se esta curvatura é de menor intensidade e não impede a penetração, apesar do grande desconforto e comprometimento da auto-estima do paciente, não seria esta uma correção estética?

Diante deste entendimento, discute-se o benefício de diversas intervenções que vão desde uma postectomia, até intervenções mais complexas envolvendo  a região genital e seus aspectos estéticos e funcionais. Este entendimento é importante inclusive para o profissional que exerce qualquer procedimento envolvendo a região genital.

Cirurgias urológicas diversas podem impactar na aparencia genital. Os cuidados e riscos envolvendo este aspecto devem ser discutidos no planejamento de qualquer tratamento cirúrgico, e em especial, no que diz respeito a região genital.

Qualquer intervenção cirurgica possui riscos associados. Na área de cirurgia genital, isto não é diferente.

A área de Urologia reconstrutora e cirurgia genital trata com frequência consequências estéticas e funcionais de outras intervenções cirúrgicas. Isso inclui não só procedimentos médicos simples, como o uso temporário de uma sonda vesical, ou de uma postectomia com desfeixo esteticamente desfavorável, como também a complicação de procedimentos complexos como a extrusão de uma prótese peniana ou o tratamento de uma neoplasia maligna.

Não deixe de se informar amplamente antes de realizar qualquer tratamento.