PRINCIPAIS EXAMES UTILIZADOS NA INVESTIGAÇÂO DA ESTENOSE DE URETRA

URETROCISTOGRFIA RETROGRADA E MICCIONAL

A uretrocistografia é o exame mais realizado na investigação da estenose de uretra.

Este exame consiste em preencher a uretra com contraste para se obter radiografias do pertuito do canal. É realizado em 2 fases, a retrograda (injeta-se o contraste pela ponta do pênis) e a fase miccional (quando o paciente urina de forma voluntária). Este exame é capaz de responder importantes perguntas sobre a estenose como local, tamanho, calibre e o numero de estenoses.

uretrocistografia

ULTRASONOGRAFIA URETRAL

A ultrasonografia de uretra é um exame eficiente para o estadiamento da estenose de uretra. Apesar disso, é pouco utilizado em nosso meio.

Sua capacidade de diagnóstico é limitada na região da uretra posterior, mas pode agregar informações úteis no estadiamento da doença uretral.

Para sua realização, é necassário a utilização de um contraste líquido/gel que deve ser infundido através da uretra para distender o canal uretral e assim, facilitar a visualização da luz uretral e da área doente.

DSC05962_edited.jpg

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DE URETRA

O exame mais atual na avaliação da doença uretral e que vem ganhando muito espaço principalmente em casos que envolvem a uretra posterior. Igual aos exames anteriores, necessita de um meio de contraste para distender a luz uretral. Neste caso, é feita a injeção de um gel pelo orificio uretral, preenchendo a luz do canal, sendo colocado um clamp para impedir a saída do contranste pela uretra. Este exame possui muitos recursos e é capaz de detectar sinais de fibrose ao redor do canal, entre outras alterações, agregando muita informação no estadiamento da doença uretral.

mri-scan.jpg

CISTOSCOPIA

Mesmo com os muitos recursos disponíveis, os exames dinâmicos descritos podem ser inconclusivos. A cistoscopia, que nada mais é do que uma endoscopia do canal uretral, pode comprovar ou excluir áreas de estenose duvidosas nos exames de imagem não invasivos. Pode ser realizada de forma retrograda, ou seja, com o aparelho introduzido pela ponta do pênis, ou de forma anterógrada, sendo neste caso, o aparelho introduzido por uma cistostomia.

Este, pode ser utilizado no diagnóstico ambulatorial, mas pode também,  ser utilizado na avaliação intra-operatória e principalmente em casos onde possam existir multiplas áreas de estenose.

holep.jpg

DIAGNÓSTICO DA ESTENOSE DE URETRA
Quais exames fazer

Uma avaliação pré-operatória precisa é extremamente importante na tomada de decisões no que se refere a condição Estenose de uretra. Diferente de outras condições médicas, onde um exame de imagem pode identificar um tumor sólido por exemplo, na estenose de uretra se faz necessário uma avaliação dinâmica do canal uretral. Isto se deve ao fato de que a luz uretral permanece colabada (fechada) quando em repouso, e se abre com o fluxo urinário para a passagem da urina, impulsionada pela musculatura vesical.

DIAGNÓSTICO DA ESTENOSE DE URETRA

Além de exames de imagem adequados,  o estadiamento da estenose de uretra envolve uma anamnese cuidadosa.

A causa envolvida no desenvolvimento da estenose, além das possíveis comorbidades de um indivíduo, podem influenciar não só a avaliação mas também no prognóstico de tratamentos.

A escolha do melhor caminho diante desta condição é  extremamente individualizada.