top of page

CIRURGIA GENITAL E ESTÉTICA GENITAL MASCULINA

POSTECTOMIA

  Os tratamentos urológicos interferem rotineiramente na estética genital, especialmente em condições como nas estenoses uretrais e na doença de peyronie. Essa visão ampliada dos conceitos e demandas estéticas vem alterando a forma como a cirurgia genital é encarada pela sociedade médica.

  Consensualmente, procedimentos que possam ocasionar sequelas graves não são recomendados. Em contra-partida, existe uma ampla área para abordagem médica, psicológica e até cirúrgica em alguns casos, que pode ajudar um grande número de pacientes.

Algumas das queixas mais comuns, no que se refere a cirurgia genital, estão discutidas separadamente aqui, mas é importante salientar que considerações de auto-imagem e auto-estima tem um carater extremamente individualizado. Paramêtros são necessários, mas não existem regras nas quais o indivuduo e sua saúde (em seu aspecto mais amplo) precisem estar enquadrados. O objetivo é escutar, entender, orientar dentro de perspectivas reais e cientificias, alem de explicar, quando cabível,  o que pode ou não ser realizado, dentro de riscos e benefícios individualizados.

Postectomia

  A cirurgia de postectomia (retirada do prepúcio) é culturalmente realizada na infância. Do ponto de vista médico, está indicada quando ocorre a impossibilidade de se expor a glande. É realizada também na ocorrência de infecções fúngicas de repetição, facilitando a higiene e diminuindo os episódios recorrentes de balanite (inflamação da glande), apesar desta segunda tratar-se de uma indicação menos consensual. Pode ser realizada também por razões estéticas e por preferencia pessoal....

O plastica prepucial pode ser realizada de diversas formas. Na presença de área de estreitamento do prepúcio, podem ser realizadas cirurgias de plástica prepucial, sem remoção da pele que cobre a glande. Outra possibilidade é a realização da ¨postectomia estética¨, onde a remoção da pele excedente ocorre na base da haste peniana, preservando assim o aspecto da mucosa no sulco balano-prepucial.

postectomia.png

Postectomia Estética

Além dos cuidados estéticos na realização da postectomia, existem outras formas de se realizar a remoção do excesso de prepucio. Entre as variações técnicas, está a postetomia estética, descrita com a finalidade de preservar a mucosa do sulco balano-prepucial.

Queixas relacionados a postectomia

Queixas associadas a postectomia são frequentes. 

Elas podem variar desde o aspecto da área após a cicatrização, até complicações mais complexas como o comprometimento do pênis aparente após a mobilização da pele. 

Muitas destas condições são passíveis de correções cirurgicas, e devem ser discutidas indivicualmente. 

 

postectomia estetica 3.jpg

- Cicatrização inadequada ou aspecto em ¨tampa de coca-cola

 

- Persistencia de anel estreitando a haste peniana

 

- Persistencia de excesso de pele ou mucosa hipertrofica

 

- Pênis encarcerado

 

- Retirada excessiva de pele causando tração do escroto ou desconforto durante a ereção.

 

- Necrose da pele da haste peniana ou até da glande em situações extremas.

FIMOSE SECUNDÁRIA

A Fimose é definida como a impossibilidade em se exteriorizar a glande devido a estreitamento do prepúcio. Quando de origem congênita, na infancia, é considerada normal e deve ser tratada somente quando ocorre o insucesso evolutivo em se exteriorizar a glande mesmo após tratamento clínico e cuidados locais. Classificamos este condição como fimose promária, já que se apresenta desde o nascimento.

Em contrapartida, a dificuldade ou impossibilidade de se exteriorizar a glande pode se desenvolver durante a vida, em adultos e idosos, e a esta condição denominamos fimose secundária. É assim chamada por ser uma condição adquirida e está frequentemente associada a processos infecciosos regionais ou associado a doenças com expressão dermatológica como a balanite xerótica (liquen escleroso). 

bottom of page